quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Alfabetização para a Independência

Hoje, dia 08 de setembro é o dia da alfabetização. O alfabetizador é ele quem orienta todo o processo pelo qual as pessoas aprendem a ler e a escrever. Numa visão mais ampla, alfabetização é muito mais do que reconhecer as letras e saber decifrar palavras.

Um indivíduo alfabetizado cria hipóteses, estabelece relações e constrói conceitos de como a língua escrita funciona e qual sua função social. Dessa forma, produz e reflete sobre suas ações. Com isso, esse indivíduo tem uma visão mais crítica do mundo a sua volta e tem condições de buscar mais conhecimento, exercendo sua cidadania, sendo um ser livre e “independente”.

Na definição do termo independência, encontramos que significa a desassociação de um ser em relação a outro, do qual dependia ou era por ele dominado. É o estado de quem ou do que tem liberdade ou autonomia.

Para a CUFA, ser independente é ser protagonista de sua própria história, buscando oportunidades de melhor desenvolvimento social e financeiro.

Mas, e a independência nos dias de hoje? Como uma pessoa pode ser realmente independente? Pensando nisso, fomos às ruas conversar com algumas pessoas, durante as comemorações do dia 7 de setembro, dia que marca a independência do brasil.

E para você? O que é ser independente?

Maria Helena – professora de alfabetização
“A alfabetização é o primeiro passo para o cidadão tornar-se livre. É o momento onde ele vai ter contato com a escrita e com a leitura, tendo compreensão da realidade, do mundo e da sociedade, de tudo o que nos rodeia. Dessa forma, o indivíduo se torna livre e totalmente independente”.



Vitor Samuel - agricultor
“Independência pra mim é não ter patrão e trabalhar livre. Tu quer ser independente mais tu é o mais dependente de todos por que para vender tu precisa do fregues, tu vai plantar precisa de financiamento, é dependente do Banco. Tu é dependente, esse é o problema!”


Adriano de Moraes - pintor
“Independência é umas das melhores coisa que tem, que tu pode ser. Fazer tuas coisas, sem precisar da ajuda de ninguém. Ter orgulho do que tu ta fazendo, ir em busca do que tu quer e pronto!”

Carmem Siqueira – professora
“Independência de um povo, de um país é o ser humano criar autonomia para suas ações. Independência do aluno é aprender a ler a escrever, a se tornar humano, consciente do país em que vivemos. Para a educação, é tornar o aluno livre, independente e posicionar-se no mundo em que ele vive.
Ainda falta muito no aspecto político e social para que nós nos tornemos independentes. Não temos habitação, não temos uma educação adequada. Então ainda falta para o Brasil ser independente realmente.”

Expresso CUFA

CUFA Cachoeira do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário