A feira do livro foi criada para popularizar os livros e dar mais oportunidade de acesso a eles.
Em Cachoeira do Sul, desde de sua primeira edição em 1985, a feira incentiva a leitura.
Em Cachoeira do Sul, desde de sua primeira edição em 1985, a feira incentiva a leitura.
Sendo uma iniciativa da Biblioteca Pública Municipal o evento se tornou uma tradição cultural, onde há mostras de arte, dança e fotografia.
No ano da criação da feira, Cachoeira do Sul não possuía nenhuma livraria e a carência de leitura na cidade era grande. Nesse mesmo ano o projeto havia saído do papel e a venda de livros cresceu.
A meta principal, de trazer livrarias, se tornou realidade, e até hoje o evento, que acontece na praça José Bonifácio, mexe com a população no mês de outubro.
Mas, será que essa mesma população continua interessada em leitura? Será que a feira continua estimulando leitores e novos leitores?
O Expresso CUFA deu uma volta pela feira e em alguns bairros para saber como está o interesse pela leitura de crianças e jovens de Cachoeira do Sul e o que pensam sobre a feira do livro. No caminho, encontramos uma turminha da escola Maria Pacicco que estava indo, pela primeira vez, na feira que já acontece a mais de vinte anos.
A professora falou, com entusiasmo, como é levar sua turma para dar esse passeio pela cultura e pela arte, tendo acesso à diversas atividades que ela vem multiplicando nas suas aulas.
“É uma atividade diferente pra eles e eles gostam, tanto que vieram todos os alunos. Lá eles vão ter outro ambiente, vão ter diversos livros, atividades e teatro. Na sala eu também faço a hora da leitura e eles participam bastante”.
O jovem William, afirma que a cidade precisa de eventos como a feira do livro, para que os jovens percebam a importância da leitura e acrescenta que para ler, basta querer.
“Poucos jovens se interessam hoje em dia, por que livro tu acha em qualquer lugar que tu vá. Para num banco pra sentar, tu acha nem que seja uma revistinha pra ler”.
A CUFA parabeniza a organização da feira que vem, a cada ano, ultrapassando barreiras para continuar dando oportunidade à população em geral de ter acesso à variadas obras e ter contato com escritores, artistas locais e também de renome nacional.
Tenham todos uma boa leitura!
Expresso CUFA
CUFA Cachoeira do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário